segunda-feira, 30 de novembro de 2009
domingo, 29 de novembro de 2009
C.4 - Estrutura etária da população residente em Portugal, em 2007
Segundo, esta pirâmide etária referente à População residente em Portugal em 2007, por idades e sexo, podemos concluir que há uma maior população em portugal como idades compreendidas no intervalo dos 20-24anos até os 55-59anos.
Contudo, há mais população residente do sexo masculino do que feminino, com idades compreendidas no intervalo de 0-4anos até 30-34anos. A partir dos 30-34anos, acontece o contrário, ou seja, no intervalo de 35-39anos até 85anos ou mais, há um maior número de mulheres residentes do que homens.
Índice de Dependência Total: 48,73
É a relação entre a população jovem e idosa e a população em idade activa, por cada 100 indivíduos. Corresponde à soma dos índices de dependência de jovens e idosos. Índice de Dependência Total = ((Índice Dependência Jovens + Índice Dependência Idosos) / População dos 15-64 anos)*100
Índice de Dependência de Jovens: 22,82
Quociente entre a população jovem ( 0 – 14 anos ) e a população em idade activa (dos 15 aos 64 anos).
Índice de Dependência de Idosos: 25,91
Quociente entre a população idosa (65 e mais anos) e a população em idade activa (dos 15 aos 64 anos).
Índice de Envelhecimento: 113,57
Relação entre o número de idosos (população com 65 e mais anos) e o de jovens (população com menos de 15 anos), por cada 100 indivíduos.
Índice de Juventude: 88,05
Relação entre a população jovem (0 – 14 anos) e a população idosa ( com 65 ou mais anos). Esta fórmula dá-nos a informação das pessoas jovens por cada 100 idosas.
Índice de Juventude da População em idade activa:105,52
Relação entre a população com idades compreendidas entre os 15 e os 39 anos e a população entre os 40 e os 64 anos. Esta medida dá-nos o número de pessoas em idade activa mais jovem por cada 100 pessoas em idade activa mais avançada.
Índice de Longevidade: 45,72
Relação (em %) entre o número de pessoas em idade mais idosa (normalmente com 75+ anos) e o número total de pessoas em idade idosa.
Índice de Renovação da População em idade activa: 115,42
Relação entre o nº de pessoas com 20-29 anos e o nº de pessoas com 55-64 anos. Esta medida trata a população potencial à entrada da população no mercado de trabalho por cada 100 pessoas que estão próximas da idade de reforma.
Índice de Sustentabilidade Potencial (ISP): 385.92
Relação entre o nº de pessoas com 15-64 anos e o nº de pessoas em idade idosa. Esta medida informa sobre o número de pessoas em idade activapor pessoa em idade não activa idosa.
Relação de Masculinidade: 93,79
Relação entre a população do sexo masculino e do sexo feminino (habitualmente multiplicado por 100) Esta fórmula dá-nos a relação do número de homens por cada 100 mulheres.
C.3 - Gráficos. Evolução da população residente em Portugal, 1861 a 2007
O gráfico apresentado demonstra a Evolução da população residente em Portugal de 1861 a 2007. Perante este gráfico, podemos concluir que desde 1861 a 2007 existiu um grande aumento da população residente em Portugal. Em 1861, existia 4035330 residentes em Portugal, passados 146 anos, a população residente em Portugal passou a ser 10617575.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Exemplo Mailing list:Grupo "igot cpg 0910" do Grupos Google http://groups.google.pt/group/igot-cpg-09-10?hl=pt-PT
O que é?
Esta mailing list tem como função dar a conhecer aos utilizadores a informação acerca de determinado assunto em causa, neste caso acerca da disciplina de conceitos e perspectivas de geografia.
Objectivo:
É fornecer informações sobre a disciplina de CPG aos alunos, informações sobre matéria leccionada na aula bem como de visitas de studo ou quisquer tipo de comunicados que possam surgir.
Características:
Torna-se um instrumento muito útil para os alunos de CPG devido a qualquer aluno inscrito pode receber informações do grupo com apenas um click no rato.

B.13 – Recolha de informação sobre um município ou região
Alijó
Delimitado geograficamente pelos rios Douro, Tua, Tinhela e Pinhão e pelas “montanhas transmontanas”, com uma área aproximadamente de 300 Km 2, encontra-se o concelho de Alijó que pertence ao distrito de Vila Real.Historicamente implantado num eixo que terá servido de fronteira em permanentes mutações, só a partir do primeiro quartel do século XII (ano de 1225) é que D. Sancho II mandou povoar Alijó, que se encontrava até então abandonada. Deu-lhe carta de foral em Abril de 1226.D. Afonso III concede nova carta de foral, dia 15 de Novembro de 1269, em Santarém.Já no século XVI, D. Manuel I cria novamente carta de foral, dia 10 de Julho de 1514 (em Lisboa).A ocupação ordenada do território, acontece a partir dos séculos XII e XIII, tendo nessa altura sido atraídos vários representantes da nobreza e da alta burguesia como os Távoras (sendo este o caso do Marquês de Távora, primeiro donatário de Alijó e seus termos).Ficaram os Marqueses de Távora senhores donatários deste concelho durante as dinastias Joanina, Filipina e parte da Brigantina até ao reinado de El-Rei D. José. Só em pleno consulado pombalino é que se assiste à execução dos Távoras (por suspeita de envolvimento na tentativa de assassinato do rei D. José I).Tanto hoje como no passado o clima, a situação geográfica e o magnífico património natural e arqueológico impuseram-se como factores de atracção. O concelho de Alijó é assim detentor dos mais belos solares, igrejas, capelas e casas senhoriais distribuídas pelas diversas freguesias.O concelho de Alijó apresenta um carácter rural, inserido na Região Demarcada do Douro. Alijó é um concelho que vive essencialmente da agricultura e do pequeno comércio. A cultura vitivinícola - cultura dos vinhos finos ou generosos e de mesa, praticada essencialmente nas terras junto aos rios que delimitam o concelho (principal suporte económico). Contribuem também para o sustento das gentes locais a prática da pastorícia (em lameiros) e os soutos (nas terras mais altas).No concelho de Alijó, a beleza é omnipresente e marcada por duas zonas distintas: a zona Norte agreste, rica na cultura do azeite, cereais, leguminosas, batata e amendoais e a zona Sul tipicamente duriense , repleta de vinhedos em socalcos e paisagens verdejantes.
Concelho
Superfície: 300 Km2
População: 14000
Nº Freguesias: 19
Feriado Municipal: 11 de Novembro
Objectivos e Funcionalidades
Estes portais são instrumentos de organismos nacionais e supranacionais que se destinam de uma maneira geral a facultar informação estatística sobre essas instituições ou países que os compõem, mas também sobre a sua história, actividades desenvolvidas ou noticias. Em muitos casos permitem a busca de uma quantidade enorme de documentos e mesmo efectuar operações, tal como por exemplo concorrer a empregos.
Permitem ainda a intervenção através da participação em fóruns e outras formas de acesso à expressão de opiniões.
Em regra e por se tratar de organizações ou instituições que envolvem diversos países, é possível consultá-los em diversas línguas, de acordo com o leque de participantes ou componentes.
São acessíveis normalmente à maioria dos utilizadores, embora alguns apresentem ainda constrangimentos e dificuldades no acesso por parte de deficientes ou pessoas idosas, com menos capacidades de utilização destas tecnologias. Alguns eliminaram já em grande medida estas barreiras.
Portugal
http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Pages/Inicio.aspx
“Portugal” é o Portal do Governo Português e para além de informação histórica, cultural, estatística e geográfica bem como sobre a politica do País, procura divulgar a actuação do Governo e a sua composição e organização. Apresenta ainda informação sobre os Ministérios e membros do governo.
A sua orientação e publicação é dirigida pelo Gabinete do Ministro da Presidência.
É possível aceder a conteúdos históricos, noticiosos, de agenda assim como outros de carácter mais geral e ainda contactar directamente o governo.
Permite a consulta através do telemóvel.
Permite a pesquisa avançada através de:
http://www.portugal.gov.pt/pt/Pages/Pesquisa.aspx
Noticias
http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Noticias/Pages/Noticias.aspx
Outros Portais
União Europeia
http://europa.eu/index_pt.htm
O portal EUROPA
"EUROPA" é o portal da União Europeia na Internet (http://europa.eu). Permite acompanhar a actualidade da União Europeia e obter informações de base sobre a integração europeia. O utilizador pode igualmente consultar o conjunto de textos legislativos em vigor ou em discussão, visitar os sítios Web de cada instituição, bem como consultar as páginas relativas ao conjunto das políticas da União Europeia, em conformidade com as competências que lhe são atribuídas pelos Tratados.”
Fonte: http://europa.eu/index_pt.htm
Pesquisa
http://europa.eu/geninfo/query/search_pt.html
Pesquisa por ordem alfabética
http://europa.eu/geninfo/atoz/en/index_1_en.htm
Pesquisa avançada
http://europa.eu/geninfo/query/advSearch_pt.jsp
Conselho da Europa
http://www.coe.int/DefaultEN.asp
Pesquisa
http://www.coe.int/t/e/general/search.asp
CPLP – Está inativo
OCDE
http://www.oecd.org/home/0,3305,fr_2649_201185_1_1_1_1_1,00.html
Pesquisa avançada
http://www.oecd.org/advancedSearch/0,3393,fr_2649_201185_1_1_1_1_1,00.html
EFTA
http://www.efta.int/
Pesquisa
http://www.efta.int/search?SearchableText=Search+Site
Pesquisa avançada
http://www.efta.int/search_form?SearchableText=Search%20Site
Nações Unidas
http://www.un.org/
Pesquisa simples
http://www.un.org/en/search/user_help.shtml
Pesquisa avançada
http://www.un.org/en/search/index.shtml
União Africana
http://www.africa-union.org/
http://www.africa-union.org/root/au/index/index.htm
Pesquisa
http://www.googlesyndicatedsearch.com/u/UAAU?q=&sa2=Search
ANSA
http://www.aseansec.org/
http://www.aseansec.org/22073.htm
Organização dos Estados Americanos
http://www.oas.org/pt/
Pesquisa
http://search.oas.org/pt/default.aspx?k=Busca%20no%20site...&s=All+Sites