sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A.1 - As Etapas do Processo da Investigaçao Ciêntifica






O processo de investigação desenvolve-se em três fases, que consistem na definição do problema, na construção do modelo de análise e na verificação.

Na fase de definição do problema, rompe-se com os preconceitos, eliminam-se os conceitos sem fundamento e as evidencias falsas que apenas nos dão a ilusão de compreender os problemas.

Na fase da construção do modelo de análise, elabora-se a representação da teoria que possa explicar a lógica que o investigador pensa estar na origem do problema.

Na fase da verificação, experimentam-se e verificam-se os factos de forma a atribuir valor científico à proposição.

A ordem das fases do processo de investigação científica não deve ser alterada.

As três fases do processo, subdividem-se em 7 etapas que retrocedem e avançam e que interagem entre si.

Durante a fase da ruptura ou definição do problema, desenvolvem-se a 1ª, a 2ª e a 3ª etapa.


1ª Etapa – Pergunta de partida. Onde se elabora a pergunta de partida, que deve ser clara, exequível e pertinente. Nesta etapa o investigador exprime rigorosamente o que pretende saber.


2ª Etapa – Exploração. Onde se explora o tema ou o problema, através da leitura, de entrevistas exploratórias e de outros métodos de exploração.Esta etapa assegura a qualidade de problematização e ajuda a conhecer a realidade que se pretende estudar.

3ª Etapa – Problemática. Onde se aborda a teoria que explica o problema colocado pela pergunta inicial. A teoria é adoptada através da exploração das leituras e das entrevistas.Num segundo momento define-se a problemática escolhendo a orientação que melhor sustenta a teoria. Finalmente explicitam-se as concepções que caracterizam a problemática.Na fase da construção do modelo de análise, desenvolve-se a 4ª etapa.

4ª Etapa – Construção. Onde se constroem as hipóteses e o modelo, esclarecendo as relações entre os conceitos as relações entre as hipóteses e onde se constroem os conceitos esclarecendo as dimensões e os indicadores.O modelo de análise e o conjunto de conceitos e hipóteses articulados entre si e um sistema de hipóteses articuladas.Na fase da verificação, desenvolvem-se a 5ª, 6ª e 7ª etapas.

5ª Etapa – Observação. Nesta etapa delimita-se o campo de observação, concebe-se e testa-se o instrumento de observação e recolhe-se a informação com a recolha de informação o modelo de análise, constituído por hipóteses e conceitos é testado e confrontado com dados observáveis.

6ª Etapa – Análise das informações. Nesta etapa, descrevem-se preparam-se os dados para análise, medem-se as relações entre as variáveis, comparam-se os resultados previstos e os resultados observados e procura-se entender as diferenças entre os mesmos.As hipóteses são verificadas através de experiencias e revistas sempre que necessário.

7ª Etapa - As conclusões. Nesta etapa faz-se uma recapitulação do procedimento seguido, apresentam-se os resultados originados pelo trabalho, pondo em evidência os novos conhecimentos e as suas consequências práticas.

8ª Etapa - Publicação e Divulgação. Depois de concluído o trabalho de investigação, os resultados devem ser publicados e divulgados, respeitando as condições definidas, de preferência, no inicio do projecto de investigação

O papel das TIC em cada uma das etapas do processo de investigação científica:

A disciplina TIC em Geografia aborda os métodos e as técnicas de investigação que se utilizam nas etapas 2, 5 e 6 do processo de investigação.
As TIC também ajudam na etapa 8, que diz respeito à publicação e divulgação dos resultados da investigação.As TIC podem substituir não só, as técnicas tradicionais de recolha e análise de informação mas também podem substituir as formas tradicionais de publicação e divulgação dos resultados obtidos na investigação científica.


Bibliografia: - Caderno TICG -vol.2

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